O Mercado de Trabalho define-se como sendo a interação entre a mão de obra (pessoas que estão à procura de um novo emprego ou que se encontrem em situação de desemprego) e os empregadores.

Esta interação acontece em duas modalidades, o mercado visível no qual incluem as ofertas de emprego que são do conhecimento do público, geralmente publicadas em vários meios de divulgação e, por outro lado, o mercado invisível ou oculto que reúne todas as oportunidades que não são publicadas e as pessoas têm conhecimento da sua existência por meio das candidaturas espontâneas, recomendações e redes de contacto.

Estudos indicam que 50% das vagas de emprego pertencem ao mercado invisível, daí ser importante investir a sua procura de emprego nas suas redes de contacto e realizar candidaturas espontâneas.

A competitividade do mercado de trabalho torna o sucesso do processo de emprego trabalhoso, colocando os profissionais numa procura constante pelo aperfeiçoamento e desenvolvimento das suas capacidades e competências para puderem se destacar no mercado, isto é, promover a sua empregabilidade.

Torna-se fundamental conhecer as tendências, necessidades e  caraterísticas do mercado para aumentar as oportunidades de sucesso.

Mercado de Trabalho

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